Primeira-dama homenageia mulheres em café da manhã público de Dia das Mães

Mayara Noronha organizou um evento que levou uma série de serviços públicos à comunidade de Taguatinga, onde ela foi criada

Ao lado do governador Ibaneis Rocha, a primeira-dama, Mayara Noronha, homenageou as mães e as mulheres do DF 

Fotos: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

A primeira-dama do Distrito Federal ainda aprende a ser mãe. O pequeno Mateus, seu primogênito, completará cinco meses de vida nesta semana. A maternidade, que concide com o início do governo de seu marido, Ibaneis Rocha, deu duplo significado a seu primeiro Dia das Mães. Neste domingo (12), Mayara Noronha foi ao Taguaparque, em Taguatinga – cidade onde foi criada – para homenagear as mulheres da capital federal, coordenando uma ação que ofertou à comunidade uma série de serviços públicos gratuitos e um farto café da manhã.

“Este dia foi pensado para oferecer o melhor à população de Taguatinga e do DF”, declarou Mayara. “A intenção é colocar atendimento para a comunidade se aproximar. Eu já usufruía do Taguaparque. Aqui, corria todos os dias e sinto que há uma energia muito boa. Quero simplesmente parabenizar todas as mamães – aquelas que geraram seus filhos; as tias que são mães; as vovós que são mães pela segunda, terceira, quarta vez; as ‘tentantes’ e até os pais que são mães. Felicidades a todos!”

Quero simplesmente parabenizar todas as mamães - aquelas que geraram seus filhos; as tias que são mães; as vovós que são mães pela segunda, terceira, quarta vez; as 'tentantes' e até os pais que são mães
Mayara Noronha, primeira-dama do DF
No primeiro evento de Dia das Mães da gestão do governador Ibaneis Rocha, Mayara Noronha entregou certificados de homenagens e tirou fotos com mais de 50 representantes femininas do DF. São pessoas, destacou, que retratam a diversidade da capital. “As mulheres trazem simbologia para a cidade”, resumiu. “A intenção é agregar, juntar a vizinhança. Sempre brinco que o DF é um ovo de codorna e Taguatinga é a gema do ovo.”

Comemoração e reflexão

“Hoje, quando acordei, peguei nosso filho no quarto e fui entregar o presente para ela, que disse: ‘o maior presente é o poder de ser mãe’”, comentou o governador Ibaneis Rocha. “Ela falou de uma forma tão emocionada que imagino a sensação de cada uma de vocês. Isso é uma coisa que nós, homens, vamos morrer de inveja sem saber.” O chefe do Executivo fez questão de comparecer ao evento. Em seu discurso, enalteceu a representação materna, mas também alertou para a necessidade de reflexão pela defesa dos direitos e pela proteção às mulheres.

“É dia de festa porque se comemora a vida, que vem exatamente das senhoras mães, das senhoras avós e do respeito à família. A mulher é o centro da família e, quanto mais centrada, mais a família se torna sólida. Temos incorporado, em todas as secretarias e administrações, o respeito que a sociedade tem que ter pelas mulheres.” O governador lembrou a atenção especial dada ao tema por sua gestão, com o primeiro programa nacional contra o feminicídio e campanhas de conscientização contra violência doméstica.

A mulher é o centro da família e, quanto mais centrada, mais a família se torna sólida
Ibaneis Rocha, governador do DF
O governador ressaltou que é papel do Estado proteger as mulheres, incentivar o empoderamento, colocar mais cursos de qualificação e atenção especial a esse público. “Ao final desses quatro anos, teremos muitos avanços na vida das mulheres do DF”, projetou.

Parcerias

O evento foi idealizado e realizado pela primeira-dama em homenagem às mulheres. Durante toda a manhã, visitantes do Taguaparque tiveram acesso a vários serviços gratuitos promovidos pelo Governo do Distrito Federal em parceria com empresários locais. A Secretaria de Saúde montou um posto de vacinação, onde ofereceu medicação contra a gripe, hepatite B, difteria e tétano, tríplice viral e febre amarela. Os servidores da pasta também distribuíram kits de saúde bucal e prestaram atendimento de aferição de pressão e glicemia. Prevenção de doenças também foi assunto abordado.

A Secretaria de Cultura marcou presença com atividades artísticas. No local, foram ofertados serviços de massagem, pula-pula, algodão doce e pipoca. Tudo isso gratuitamente, como parte do primeiro café da manhã público oferecido pelo governo. Na farta mesa de alimentos, havia até frutos doados por feirantes da cidade. Entre os apoiadores, estiveram presentes o Banco de Brasília (BBB), Charles Kireibara; o empresário Jamil Lessa, da Mirante Empreendimentos; Luciano Ibiapina e banda; BGR Som e Luz; e  H2 Fisio.

“Queremos homenagear todas as mães presentes – vocês, que são mulheres, guerreiras, que nos ajudam trabalhando para melhorar a nossa cidade”, valorizou a administradora regional de Taguatinga, Karollyne Guimarães. “Temos mulheres ambulantes, professoras, diretoras, pessoas que fazem trabalho social. É um dia especial. Nossa primeira-dama fez esse evento para homenagear vocês.” A administradora também destacou as ações empreendidas pelo GDF para apoiar as mulheres vítimas de violência doméstica: “Temos um governador que luta pelas pessoas em vulnerabilidade. Ele é muito corajoso e faz com que a gente também tenha essa vontade, força e garra.”

Postado em: 15/05/2019 às 13:02:24
Link:

 • News | Outras Noticias
22/09/2015 - Número de pessoas com deficiência nas escolas brasileiras cresce 381%...
08/08/2015 - O que o mês de agosto, conhecido por ser azarão, pode reservar para a ...
13/08/2015 - CEB lança aplicativo para celular que dá acesso à 2ª via de conta de l...
12/05/2016 - Secretários de Economia e do Esporte detalham atividades das pastas...
29/04/2016 - Liberada mais uma parte de financiamento do Banco do Brasil para obras...
25/03/2016 - Sistema da Secretaria de Fazenda evita fraude em compras...
06/02/2016 - 1º Baile de Carnaval dos Idosos reúne cerca de mil pessoas no Guará...
20/10/2015 - Paulo Salles é empossado na Adasa...
02/11/2017 - Governo cria força-tarefa para orientar uso da orla do Paranoá...
28/10/2015 - Temos o direto de viver sem violência e temos uma lei para isso', diz ...

 
No AR

1
Safadômetro
Thiago Matheus
2
Maravilhosa Graça
Luh Ribeiro
3
Esse Lance
Willian Sorriso
4
Sinal de um Vencedor
Robson Mello
5
Festa das Patroas
Maiara e Maraisa
6
Eu te amo pinga
Antony e Gabriel
7
Bobo Fui Eu
Zé Neto & Cristiano
8
Rei Soberano
Robson Mello
9
Eu ligo pra você
Zé Neto & Cristiano
10
Não Me Toca
Zé Felipe
 

Enquete - Vote Agora!
O Quê Cidade Precisa? +

Atendimento
Quadra 34 Conjunto E Lote 11 Setor Oficina
Paranoá - DF
Depto Apoio Comercial
(61) 3369-1343
Horário de atendimento
Segunda a Sexta de 08:00 as 18:00
Powered by SimplesClick.NET